segunda-feira, março 17, 2008

Dia 8 de março que não aconteceu!






















Dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, que infelizmente não se reverberou na sociedade algum tipo de discussão mais abrangente acerca as lutas e as conquistas da mulheres! Uma pena, por que passou em branco, na grande mídia, manifestações no país, eventos e atividades!!!






Mas seria de se esperar numa sociedade que está estruturada em alicerces do "consumo", as datas que de fato valem e que importam são aquelas ligadas ao consumo, à compras e a troca de presentes, tais como dia das mães, dia das crianças, dos namorados e o Natal! São nesses dias que o comércio afia suas garras, deixando de lado valores sentimentais e humanos, em busca de arrigentar lucros e mais lucros, nas vendas de chocolates e roupas. Enquanto que um dia de luta e de conquista histórica é visto como "sem importância".








A luta da mulher é diária!




A nossa luta é constante!


















O Dia Internacional da Mulher







- Origem da data

As controvérsias sobre a origem do dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher espelham o seu conteúdo classista. A versão predominantemente difundida pela imprensa burguesa, a partir dos anos 60, diz que o dia 8 de março é uma homenagem às operárias mortas num incêndio que teria ocorrido numa fábrica têxtil de Nova York, em 1857. Fato este que não passa de uma fraude para muitos pesquisadores como Vito Giannotti, Naumi Vasconcelos e Eva Blay. Isso se deve fundamentalmente a idéia que desde sua origem o Dia Internacional da Mulher alude à organização de mulheres socialistas. Nesse sentido, como já é sabido dentre o meio de militância de esquerda, não seria interessante à grande imprensa - pertencente à burguesia - difundir o verdadeiro caráter do Dia Internacional da Mulher. O Dia Internacional da Mulher é, pois, o Dia Internacional de luta da mulher.

Os documentos provenientes de fontes da imprensa socialista revelam:

-O Dia Internacional da Mulher foi proposto inicialmente por Clara Zetkin, em 1910, no II Congresso Internacional das mulheres socialistas, porém ainda sem data definida.

-No dia 3 de maio de 1908, em Chicago, comemorou-se o primeiro Dia da Mulher presidido por Lorine S. Brown. Em 1909, o Dia da Mulher foi considerado atividade oficial do partido socialista, sendo comemorado no dia 28 de fevereiro, seguindo a orientação de que o Dia da Mulher fosse comemorado no último domingo de cada mês de fevereiro.

- Em 1911, o dia internacional das mulheres, foi comemorado pelas alemãs, em 19 de março e pelas suecas, junto com o primeiro de maio.

Essas fontes demonstram que o Dia Internacional da Mulher foi comemorado em datas diversas. O principal indício da fixação do dia 8 de março é a referência à grande manifestação das proletárias russas. Renée Coté pesquisadora canadense sobre os primórdios da data encontra em documentos da Conferência Internacional das Mulheres Comunistas, de 1921, a seguinte passagem: "uma camarada búlgara propõe o 8 de março como data oficial do dia internacional da mulher, lembrando a iniciativa das mulheres russas". Sendo assim, o dia 8 de março a partir de 1922 é oficialmente celebrado como o Dia Internacional da Mulher.

"As feministas burguesas demandam a igualdade de direitos sempre e em qualquer lugar. As mulheres trabalhadoras respondem: demandamos direitos para todos os cidadãos, homens e mulheres, mas nós não só somos mulheres e trabalhadoras, também somos mães."






Alexandra Kollontai








Um comentário:

Gazetta Revolucionária disse...

Realmente, Cris, o que é mais difundido, fica, parecendo verdadeiro para a maioria; e o que não se fala acaba ficando desconhecido pela maioria. Independente das opiniões de todos e todas militantes de esquerda, o importante é que nós continuemos passando para os que não sabem, que o dia 8 de março é o dia Internacional de Luta da Mulher Trabalhadora. Eu continuarei fazendo isso no meu trabalho, em casa e em todos os lugares, sempre que esse assunto estiver em pauta. Também após formado (Pedagogia), estarei levando às crianças, um pouco do que sei sobre a luta das mulheres trabalhadoras, bem como a luta dos proletários do mundo.
http://gazettarevolucionaria.blogspot.com/
laercioppires@ig.com.br


contador gratis