terça-feira, abril 07, 2009

Municípios com demissão em massa temem "crise social"

matéria da Folha de São Paulo, do dia 07/04/2009 - Caderno Dinheiro - Agrofolha
FRIGORÍFICO INDEPENDÊNCIA
Municípios que tiveram demissão em massa com o fechamento de unidades do frigorífico Independência temem uma "crise social" como consequência da situação econômica de uma de suas maiores empregadoras. Em Anastácio (MS), por exemplo, foram demitidas 900 pessoas -a população da cidade é de 22 mil habitantes.
O frigorífico dispensou ao menos 6.600 pessoas neste ano, fechou oito unidades nas últimas semanas e pediu recuperação judicial.
Antes da crise, estava entre os cinco maiores exportadores de carne no país.
Sindicatos dizem que os trabalhadores da indústria da carne não são especializados e vão ter muita dificuldade para encontrar outro tipo de trabalho. Na cidade sul-mato-grossense, a prefeitura e o sindicato local afirmam que a saída será o trabalho na indústria da cana ou o cadastro no Bolsa Família.
"Hoje, cerca de 1.500 famílias recebem os programas Vale Renda [estadual] e Bolsa Família", disse o prefeito Cláudio Valério (PMDB). "Esse número certamente deve aumentar", afirmou.
Em Presidente Venceslau (SP), de 37 mil habitantes, mais de 700 funcionários do Independência foram demitidos. O prefeito Ernane Erbella (PMDB) define a situação como "tragédia".
Em Senador Canedo (GO), de 70 mil habitantes, foram mais de mil demissões provocadas pela crise na empresa. Edvard Souza, do sindicato local dos trabalhadores, afirmou que a maioria dos demitidos "só sabe mexer com frigorífico".
Procurada pela Folha, a empresa não se manifestou.

Nenhum comentário:


contador gratis