terça-feira, dezembro 30, 2008

Sem mais delongas


Final de ano, observo o que postei nesse blog, também o amontoado de e-mails na caixa de e-mails, assim como os recortes de matérias de jornais que destaquei e os que ainda ficaram de lado. As anotações de palestras e o que chamou minha atenção, hoje, durante minha leitura no intinerário pelo centro da cidade de São Paulo, deserta por sinal, foi a passagem da obra "Errantes do Fim do Século" de Maria Aparecida de Moraes Silva. Aliás, é um título até que sugestivo para uma Virada de Ano! Mas sem mais delongas, trata-se de um belo trabalho da professora da Unesp, do qual indico, recomendo. Conheci seu trabalho no GT na ANPOCS este ano e logo nas primeiras páginas do livro a minha atenção se prendeu. Os relatos dos antigos moradores do interior do país, acerca da invasão da ACESITA e de outras poderosas que se apoderaram das terras do vasto Brasil surpreende!


Conhecer como se operou o processo de apoderamento e de roubo dessas indústrias, sob a óptica dos antigos moradores nos leva a compreender um pouco mais da história desse país, e de como o poder político e econômico se enraizou na cultura da sociedade. São relatos que chocam por que o domínio e o poder (em todos os sentidos) estão construídos em detrimento da boa fé, na inocência, na ignorância, na "não instrução", no medo, na coerção e no poder aquisitivo baixo dos ex-moradores!!


Trata-se de um obra a ser explorada. Fica o desafio! Também fica o desafio na luta e nas ações para o Ano Novo! Em tempos de guerras, crise econômica, e de toda "crise" histórica do Brasil - como a professora da UNESP estuda - deixo as minhas saudações e uma mensagem positiva de um Grande Ano de 2009 a tod@s!

beijos // Cris.

segunda-feira, dezembro 29, 2008

Repúdio ao massacre de Israel ao povo Palestino




























As fotos falam por si mesma! Denunciam o brutal e desigual massacre contra o povo palestino.

Solidariedade ao povo palestino, já que segundo Christian Castillo, dirigente argentino do PTS, "as declarações cúmplices dos governos imperialistas dos EUA e da União Européia querem transformar as vítimas em algozes. Não nos estranha já que são os mesmos estados que, entre outros territórios, mantém a ocupação colonial do Afeganistão e do Iraque".

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Mensaje


Que lo disfruten...

Hoy es el día más hermoso de nuestra vida,
querido Sancho;
los obstáculos más grandes, nuestras propias
indecisiones;
nuestro enemigo más fuerte, el miedo al poderoso y
a nosotros mismos;
la cosa más fácil, equivocarnos;
la más destructiva, la mentira y el egoísmo;
la peor derrota, el desaliento;
los defectos más peligrosos, la soberbia y el rencor;
las sensaciones más gratas, la buena conciencia, el
esfuerzo para ser mejores sin ser perfectos, y sobre
todo, la disposición para hacer el bien
y combatir la injusticia donde
quiera que esté.


MIGUEL DE CERVANTES,
Don Quijote de la Mancha.

contador gratis