domingo, maio 04, 2008

redução da jornada de trabalho

E aproveitando o gancho das discussões sobre a redução da Jornada de Trabalho, é bacana pontuar as conseqüências da longa jornada, pois de um lado, os trabalhadores com cargas horárias estressantes e desgastantes, comprometem a qualidade de vida, e até mesmo o rendimento no trabalho e da vida familiar; do outro, milhares de pessoas que continuam desempregadas.
É no contexto destas duas realidades brasileiras que foi a principal discussão deste 1º de Maio de 2008: a redução da jornada de trabalho.

Entidades como a Central Única dos Trabalhadores, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e diversas organizações e movimentos sociais vêem a redução de 44 para 40 horas de trabalho uma solução mais que plausível. Por isso, no Dia do Trabalhador as palavras de ordem reforçaram a luta, destacando a importância do Abaixo-Assinado da Campanha Nacional pela Redução de Jornada de Trabalho, sem a redução de salário.
Embora a redução da Jornada de Trabalho não seja por si só socialista, não se deve deixar de pontuar e registrar que em períodos atuais, assume certo caráter revolucionário, visto que a ofensiva neoliberal vêm agindo no Globo no sentido de ampliar mais a jornada de trabalho, elevando o lucro empresarial.
É importante pontuar que a forma como o trabalhador se insere no mercado de trabalho é fator determinante para o comportamento da sua jornada de trabalho.

E nesse sentido de debate, tendo como norte a classe trabalhadora, que vai o folder do ERECS 2008 - Sudeste (Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais).
abraços!

Um comentário:

Renata disse...

Olá! Tava fuçando por aí e acabei parando no seu blog... interessante esse evento na Fundação. Apesar d não estudar Sociais - faço Psicologia - gostaria mto de ir. Se vc tiver algumas informações, fico grata.
renatamori7@hotmail.com

ps: adorei o blog


contador gratis