Apenas 2,6% das operações de combate ao trabalho escravo no Brasil, realizadas no ano de 2007 por fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), aconteceram no Piauí. É o que mostram dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE – sobre a vida no meio rural brasileiro.
Segundo a pesquisa, somente 1,5% das fazendas fiscalizadas no Brasil são situadas no Piauí. Nelas, o MTE encontrou quase 5% dos trabalhadores brasileiros que vivem em situação sub-humana no meio rural, e libertou 2,9% destes.
O Estado do Pará é o campeão nacional do trabalho escravo, concentrando 32% dos trabalhadores resgatados, seguido do Mato Grosso do Sul, com 27%.
Crédito fundiário
De acordo com o DIEESE, em três anos (2005, 2006, 2007) o Programa de Crédito Fundiário atendeu mais de 6.700 famílias, que adquiriram aproximadamente 160 mil hectares de terra com o dinheiro emprestado pelo Governo Federal.
Conflitos por água
O levantamento mostrou ainda, que aconteceram no ano passado três conflitos por água no Piauí, envolvendo cerca de 480 famílias. O equivalente a 3,4% do total registrado no Brasil.
Fonte: 45graus.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário