quinta-feira, novembro 20, 2008

EIV divulgação



- Terça-feira, Dia 25, 18 horas: Canil, Em frente ao Espaço de Covivência da ECA-USP
- Quinta-feira, Dia 27, 18 horas: Espaço dos Estudantes, Prédio de Ciências Sociais e Filosofia, FFLCH-USP

2º Estágio Interdisciplinar de Vivência
em áreas de Reforma Agrária e Atingidos/as por Barragens do Estado de São Paulo
Companheiras/ os,
O Estágio Interdisciplinar de Vivência trata de uma atividade permanente de aliança entre Movimentos Sociais, e que no estado de Saõ Paulo começa a gerar frutos no âmbito da articulação entre escolas e entidades estaduais.
O EIV é construído conjuntamente pelos movimentos sociais camponeses e pelo movimento estudantil em diversos estados do país, e insere-se num contexto de estreitamento das relações entre Universidade e sociedade, em especial com os movimentos sociais de luta pela terra. De modo que, acreditamos que por meio da aproximação com sua organização, suas demandas, seu cotidiano e dificuldades, se possa efetivamente entender a legitimidade das lutas populares camponesas, e seu papel mais amplo na sociedade.
Propomos através do Estágio, o despertar de consciência crítica nos estudantes a partir da vivência da realidade dos Movimentos Camponeses, e da reflexão e teorização da realidade social, cultural e econômica do nosso país.
O EIV se pauta por um método que possibilite atingir nossos objetivos de formação e organização estudantil. E que nada tem de "extensão universitária" , pois é totalmente autônomo e avesso às grades curriculares, metodologias, olhares etnocêntricos ou mesmo qualquer vinculação à academia e sua forma de tratar a relação universidade- sociedade.
A metodologia de vivenciar o seio das classes camponesas em luta, participando de todo seu cotidiano de forma a quebrar preconceitos e paradigmas cristalizados e valendo-se do trabalho e da vida rural como elemento pedagógico e educativo já fora usado antes.
Basicamente, o EIV acontece em três etapas:

I) Preparação – Nessa primeira fase os estagiários ficam no mesmo local, onde acontecem os espaços de formação política através de oficinas, seminários e grupos de discussão sobre economia política, questão agrária no Brasil, histórico e o papel atual dos movimentos sociais, etc.

II) Vivência – Após a preparação, os estagiários permanecem em torno de 10 dias nas famílias organizadas nos movimentos camponeses (MST e MAB),
realizando junto a estas as atividades do dia-dia e conhecendo a realidade das famílias e da organização dos movimentos sociais.

III) Avaliação – É realizado com todos os estagiários juntos. Faz-se a socialização das vivências, bem como, a avaliação desta e do estágio como um todo. Também são realizados nesta etapa espaços de formação e apontamentos da continuidade do trabalho iniciado no EIV.

Essa 2ª edição do EIV SP tem como objetivo consolidar esse instrumento como prática do moviemnto estudantil de São Paulo, bem como nos desafiar a construir um Estágio que possibilite o encontro e a formação de lutadores/as estudantis, que através do diálogo e do aprendizado com o povo, com ele se comprometam e com ele lutem, como nos ensina Paulo Freire, seja dentro da Universidade e também fora de seus muros.

Para se inscrever entre em contato:

Inscrição: 15 de outubro a 1º de dezembro

2ºEIV-SP: de 18 de janeiro a 8 de fevereiro


http://www.vestiario.org/eiv

Nenhum comentário:


contador gratis