O 3º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo, com duração de 7 à 13 de julho de 2008 exibirá 121 filmes, produzidos por países latino-americanos, com sessões gratuitas, nas 3 salas do Memorial, no Cinesesc, na Sala Cinemateca e no Cinusp Paulo Emílio.
A Morte de Um Burocrata / Muerte de un Burocrata
Cuba, Tomás Gutiérrez Alea
(85 min 1966).direção: TOMÁS GUTIÉRREZ ALEA
Francisco, um proletário que inventou uma máquina de fabricar bustos de José Martí, morre repentinamente. Depois de ser enterrado, sua viúva se apresenta à administração para iniciar os trâmites da pensão. Para isso precisa da carteira de trabalho do morto, que foi enterrada com ele. Um sobrinho se encarrega de desenterrá-lo e começa uma enlouquecida papelada que o leva a alterar sua vida pacífica e ordenada.
Uma excelente comédia que critica o sistema burocrático, num estilo bem Mazaroppi. Impossível você entrar na sessão e não gargalhar com a problemática, vivida do começo ao fim do filme, pelo sobrinho do falecido Paco(Francisco). Paco foi um proletário, que ao ser morto foi enterrado com a carteira de labor. Resultado: para que a viúva consiga ter a pensão, o sobrinho viverá uma odisséia, em busca da carteira, guerrendo com as "facilidades" do sistema bucrocrático.
O que chama a ateção do filme é a originalidade de abordagem, justamente por que um tema tão recorrente nas nossas vidas, como a burocracia, é traduzido com simplicidade e de um modo cômico.
A cena ápice da comédia é o momento em que ia-se sepultar o tal falecido, mas como ele foi clandestinamente exumado, ele não pode ser enterrado novamente no Cemitério, já que não possui toda a documentação. É aí que começa a "guerra" entre os defensores do sistema burocrático versus os motoristas que transportam os defuntos.
Maiores informações do Festivel no site do Memorial da América Latina
Saudações
Cris
Nenhum comentário:
Postar um comentário