Educação poderá incluir filosofia e sociologia no currículo do ensino médio
A Comissão de Educação do Senado agendou sessão ordinária para esta terça-feira (15). Na pauta, destaca-se o PLC 4/08 (PL 1.641/03, na Câmara), do deputado Ribamar Alves (PSB/MA), que altera dispositivos do artigo 36 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O projeto inclui, no currículo do ensino médio, o ensino de filosofia e sociologia como disciplinas obrigatórias.
Especialistas defendem que a aprovação do projeto “será a maior revolução do ensino médio na história do Brasil, pela dimensão que a presença dessas duas disciplinas terão na estrutura curricular em nosso país”.
E acrescentam: “Serão 25 mil escolas que ensinarão sociologia e filosofia para pelo menos 10 milhões de jovens, que poderão finalmente ter acesso a um saber especial que lhes possibilitará uma melhoria substancial de sua capacidade de reflexão (filosofia) e análise (sociologia) da realidade que esse mesmo jovem está inserido”.
Estratégia
Caso o projeto seja aprovado na Comissão, a idéia é, em seguida, aprovar no plenário da Casa requerimento de urgência do senador Valter Pereira (PMDB/MS), a fim de inserir o projeto na pauta (ordem do dia) do Senado.
Os apoiadores do projeto têm a intenção, se o projeto passar na Educação, começar a discussão da matéria no plenário na terça à tarde. De qualquer sorte, aprovar o texto na Comissão é um passo importante. A aprovação da urgência, significa que o projeto pode ser votado em qualquer momento, desde que a pauta de votações na esteja travada por medidas provisórias.
Para alcançar esse objetivo será necessário que a categoria se mobilize e compareça maciçamente ao Senado nesta terça-feira. A pressão é a arma dos trabalhadores para fazer avançar seus interesses no Legislativo.
Conferência de educação
Nesta semana, Brasília sedia a Conferência Nacional de Educação Básica, que contará com a presença de mais de três mil delegados de todos os estados brasileiros e será aberta pelo presidente Luiz Inácio Lula da silva na noite desta segunda-feira (14).
Delegados de todos os sindicatos de professores, públicos e privados, da base da CNTE e da Contee estarão na capital federal desde a partir segunda-feira. Desse modo, as entidades nacionais dos professores conclamam aos delegados e delegados à conferência que acompanhem a discussão e votação da matéria na Comissão de Educação do Senado.
A Comissão se reúne nesta terça-feira (15), às 11 horas, na sala 15, da Ala Alexandre Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário